Seca rigorosa deixa em perigo vários distritos

 

Na ilha de Madagáscar, 1,4 milhões de pessoas encontram-se em situação de insegurança alimentar. As agências da ONU têm reunido forças para lutar contra as consequências da seca, que se tem prolongado durante três anos.

A ajuda que chega a Madagáscar

A Organização para a Comida e Agricultura (FAO), juntamente com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e com o Programa Mundial para a Alimentação (PMA), têm fornecido sementes para cultivar, formação para a agricultura e distribuído alimentos, respetivamente, num país que passa por uma das suas maiores crises ambientais.

Com a chegada da época de plantação – entre dezembro e janeiro – os agricultores de Madagáscar necessitam, mais do que nunca, de apoio para a plantação atempada das suas culturas.

HAR11_Madagascar

Muitas crianças estão expostas à fome e sofrem de desnutrição. Fotografia da Unicef

Segundo o representante da FAO, Patrice Talla Takoukam, a organização tem “tentado responder às emergências, mas também, ao mesmo tempo, construir as capacidades de resistência das comunidades, para poderem cuidar de si mesmas”.

Desde o início de 2016 que se tem registado um declínio significativo na produção de milho, mandioca e arroz, no sul da ilha.

 

“o benefício da ação coletiva”

“O benefício de conseguir que os agricultores trabalhem juntos em cooperativas ou em qualquer tipo de instituição é o benefício da ação coletiva”, afirma o gerente do programa para o FIDA de Madagáscar. A ONU tem revelado uma especial preocupação quanto à situação da insegurança alimentar, procurando reunir forças entre organizações que criem fundos e soluções para esta causa.

É, por esta razão, necessário alertar o resto do mundo para um problema, claramente entre as consequências do aquecimento global, que afeta agora Madagáscar, mas poderá vir a sentir-se em mais locais do planeta.

 

Para descobrir mais sobre as ações das agências da ONU:

FAO: http://www.fao.org/countryprofiles/index/en/?iso3=MDG

FIDA: https://operations.ifad.org/web/ifad/operations/country/home/tags/madagascar

PMA: http://www.wfp.org/Countries/Madagascar

 

Fotografia – cortesia da Unicef.