Pedro Lopes

(0 comments, 2 posts)

This user hasn't shared any profile information

Posts by Pedro Lopes

Madagáscar atingido por três anos de seca

hhhh

Madagáscar atingido por três anos de seca

A Seca em Madagáscar já se estende por três anos, afectando 1,4 milhões de pessoas, das quais 850 mil estão em situação grave de fome.

O fenómeno climático “El Ninõ” agravou a situação, provocando menos chuvas.

Houve menos produção de milho, mandioca e arroz, afectando drasticamente as colheitas.

A seca levou certas pessoas a tomarem medidas drásticas tais como, vender as suas propriedades, migrar para outra região, e pedir esmolas.

A Realidade de Madagáscar

 

Madagáscar é um país subdesenvolvido, com mais de 22 milhões de habitantes, e cerca de 90% da população vive com escassos recursos.  A agricultura é uma fonte essencial para a alimentação.

Madagáscar está entre os dez países mais vulneráveis a desastres naturais. Um quarto da população vive em áreas altamente propensas a ciclones, inundações ou secas.

Esta ilha tem a quarta maior taxa mundial de desnutrição  crônica, que afeta quase metade das  crianças menos de 5 anos.

Resposta da ONU

 

Três organizações da ONU tentam reverter a situação de seca, promovendo a segurança alimentar.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) distribui alimentos aos mais necessitados para prevenir e tratar da desnutrição.  Tenta chegar essencialmente às mulheres grávidas, e crianças com menos de cinco anos.

image3

Filas de espera para receber alimentos

 

 

O PMA também abrange o sector da educação, fornecendo uma refeição quente a mais de 230 mil crianças na escola primária.

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) ensina os agricultores técnicas de produção mais eficientes, assim garantindo proximas  plantações.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) fornece sementes resistentes à seca para as próximas plantações, e ajuda com bombas de agua.

 


Pedro Lopes 8923 | Turma B | Imagem: United Nations

 

Pedro Lopes's RSS Feed
Go to Top